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Portugal - Um Destino Turístico Para Todos

Acessibilidade significa dar resposta às necessidades das pessoas com algum tipo de limitação, mas numa lógica muito mais abrangente, já que todos têm capacidades e necessidades diferentes em cada momento da vida.

11 Maio 2021

Nº12 Acessibilidade - março 2021 acessibilidade

Portugal – um destino turístico com foco nas pessoas

A acessibilidade significa dar resposta às necessidades das pessoas com algum tipo de limitação, mas numa lógica muito mais abrangente, já que todos têm capacidades e necessidades diferentes em cada momento da vida. O Turismo Acessível não é, assim, apenas dirigido a pessoas com deficiência, na sua maioria em cadeira de rodas.

É nesta abordagem abrangente que o desenvolvimento do Turismo Acessível em Portugal faz todo o sentido, pois queremos estar preparados para receber todos os turistas, nacionais e estrangeiros, independentemente da sua condição ou eventuais limitações, sejam elas permanentes ou temporárias. Por outro lado, é mais uma oportunidade de negócio para as empresas turísticas alargarem os seus mercados e diferenciarem a sua oferta.

O alinhamento com a Estratégia Turismo 2027 é claro, dado que esta aponta várias metas de sustentabilidade ambiental, económica e social, para além de afirmar o propósito de Portugal como destino turístico, na nossa capacidade de receber bem e respeitar as diferenças de todas as pessoas que nos visitam.

Mais recentemente, no Plano Turismo + Sustentável 20-23 (em discussão pública), o turismo acessível volta a estar enquadrado neste processo estratégico e participativo de assegurar a retoma do setor, de uma forma responsável e sustentável.

 

Dimensão do Mercado do Turismo Acessível

Na Europa, estima-se que cerca de 140 milhões de pessoas tenham algum tipo de incapacidade. Estudos da Comissão Europeia (2012) mostram que os turistas com necessidades específicas realizaram 783 milhões de viagens, contribuindo com 394 mil milhões de euros para o PIB europeu, promovendo a criação de 8,7 milhões de postos de trabalho. Esses estudos sugerem um constante crescimento anual da procura de Turismo Acessível na Europa.

Igualmente, não podemos esquecer o crescimento do turismo sénior, decorrente do envelhecimento da população mundial. Assim, uma crescente procura de visitantes seniores irá privilegiar os destinos turísticos que ofereçam equipamentos e serviços acessíveis.

É o potencial deste mercado que os agentes turísticos devem ter presente, porque ser capaz de responder, com qualidade e diferenciação, às necessidades individuais de cada visitante tornará o nosso destino mais competitivo.

 

Programa ALL FOR ALL – Portuguese Tourism

O programa ALL FOR ALL foi lançado pelo Turismo de Portugal em 2016, mantendo-se ainda como o programa que integra o conjunto diversificado e abrangente de iniciativas promovidas pelo Turismo de Portugal, com vista a estimular, informar, capacitar e apoiar todos os agentes e entidades que integram a cadeia turística, em três eixos: Adaptar a oferta; Capacitar os recursos; Atrair a procura.

No período 2016-2019 muito trabalho foi desenvolvido ao nível da mobilização dos stakeholders e do incremento da oferta turística acessível. Seguindo os 3 eixos:
 

Adaptar a oferta – aqui, destacamos o apoio financeiro atribuído a 129 projetos de investimento em acessibilidades, no período de 2016-2019, com um montante total de incentivo
na ordem dos 15,3 milhões de euros. A Linha de Apoio ao Turismo Acessível, lançada pela primeira vez pelo Turismo de Portugal, foi um marco decisivo no incremento da oferta turística acessível ao nível da adaptação e melhoria de alojamento, transporte e atividades turísticas; de equipamentos culturais, praias e espaço público. Intervenções de eliminação das barreiras físicas como barreiras comunicacionais, através de soluções diferenciadoras e de simples implementação, incluindo ainda formação de colaboradores e divulgação da oferta acessível, são exemplos de investimentos financiados.
 

Capacitar os recursos – a formação dos profissionais é determinante para assegurar um serviço turístico de qualidade, capaz de responder às necessidades específicas de cada cliente.
Assim, é muito relevante a alteração que ocorreu nos curricula das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, que passaram a incluir o Módulo de Turismo Acessível e Inclusivo na formação dos futuros profissionais do setor. Mais de 1000 alunos já tiveram esta formação e muitos mais terão no futuro, o que permitirá a Portugal distinguir-se através de profissionais capacitados para proporcionarem um serviço de excelência, no que diz respeito à acessibilidade. Também de destacar a produção e disponibilização de vários Guias de Boas Práticas e ainda a divulgação de Histórias de Sucesso nacionais e internacionais, no âmbito do turismo acessível, para inspirar o trabalho dos nossos parceiros.

A informação encontra-se disponível no canal ALL FOR ALL no Portal Business do Turismo de Portugal - https://business.turismodeportugal.pt/pt/Conhecer/estrategia- turismo/programas-iniciativas/Paginas/all-for-all-portuguese-tourism.aspx
 

Atrair a procura – a disponibilização de informação credível e completa sobre a acessibilidade nos recursos turísticos é crucial para dar confiança a todos os que necessitam de cuidados específicos. Assim, os conteúdos que têm vindo a ser disponibilizados no visitportugal.com e Tur4all.com visam prestar essa informação num esforço contínuo de atualização. No caso da Tur4all, desenvolvida pela Accessible Portugal, estão disponíveis mais de 1000 recursos turísticos que podem ser pesquisados pelas características de acessibilidade que apresentam.

Este período de implementação do Programa ALL FOR ALL culminou na atribuição ao Turismo de Portugal do prémio «Destino Turístico Acessível 2019», lançado pela primeira vez pela Organização Mundial do Turismo, em parceria com a Fundación ONCE (Espanha). O prémio visa reconhecer e disseminar as boas práticas dos destinos turísticos, bem como o esforço dos seus stakeholders públicos e privados em incrementar o nível de acessibilidade da oferta turística, para que possa ser desfrutada por qualquer turista, independentemente das suas capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas. Este prémio honra o Turismo de Portugal e todos os parceiros públicos e empresas, pelo trabalho que tem vindo a ser realizado, e traz mais entusiasmo e responsabilidade para fazer mais e melhor.

O Programa ALL FOR ALL continua e, no período de 20-23, temos várias iniciativas previstas e em preparação, das quais salientamos o lançamento, para breve, de um curso de Formação Executiva Turismo Acessível a decorrer na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal. O investimento em acessibilidade também irá ser contemplado em futuras linhas de financiamento, assim como o desenvolvimento de mais ferramentas de capacitação, nomeadamente em parceria com o NEST – Centro de Inovação do Turismo.

Também acompanharemos a implementação da ISO 21902 – o standard internacional de Qualidade nos Serviços Turísticos para o Turismo Acessível, que se estima ficar disponível no início de 2021.

 

Luís Araújo | Presidente - Turismo de Portugal

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