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Instituto do Cinema e do Audiovisual

O ICA propõe-se a estreitar os laços entre os cidadãos e as obras nacionais, apoiando regularmente iniciativas de exibição e potenciando a literacia cinematográfica e audiovisual.

27 Dezembro 2021

N.º 13 Diagrama - dezembro 2021 serviços públicos

O Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P. (ICA I.P.) é tutelado pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e integra a administração indireta do Estado. Tem como missão apoiar o desenvolvimento das atividades cinematográficas e audiovisuais, desde a fase da criação até ao final do circuito, com a divulgação e apoio à circulação nacional e internacional das obras. Deste modo, potencia o surgimento de novos valores e contribui para a diversidade de oferta cultural, sobretudo nos setores cinematográfico e audiovisual.

 

A Visão do ICA é «Mais Imagens, Mais Públicos». O Estado apoia a criação, a produção, a distribuição, a exibição, a difusão e a promoção cinematográfica e audiovisual e, no exercício da sua atividade, o ICA propõe-se a estreitar os laços entre os cidadãos e as obras nacionais, apoiando regularmente iniciativas de exibição e potenciando a literacia cinematográfica e audiovisual. Através da sua atividade formativa, contribui decisivamente para o desenvolvimento da indústria do cinema e do audiovisual, assim como através do estabelecimento de redes de networking, nacionais e internacionais, pela criação e disponibilização de oportunidades de coprodução e de internacionalização dos criadores, das obras e das empresas da área do cinema e do audiovisual.

 

Seguindo as suas atribuições, o ICA está envolvido na definição de políticas públicas para os setores cinematográfico e audiovisual, assegurando posteriormente o seu cumprimento; Promove a divulgação e circulação nacional e internacional das obras, diretamente ou em cooperação com outras entidades; Assegura a representação nacional nas instituições e órgãos internacionais nos domínios cinematográfico e audiovisual, nomeadamente a nível da União Europeia, do Conselho da Europa, da Cooperação Ibero-Americana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como de outras plataformas de cooperação ou integração, sem prejuízo das atribuições próprias do Ministério dos Negócios Estrangeiros; Colabora com as entidades competentes na elaboração de acordos internacionais no domínio cinematográfico e audiovisual e garante as tarefas relativas à aplicação dos acordos existentes sem prejuízo das atribuições próprias do Ministério dos Negócios  Estrangeiros; Estabelece e aplica parcerias e  colaborações com instituições congéneres;  Contribui para um melhor conhecimento dos  setores do cinema e do audiovisual, recolhendo,  tratando e divulgando informação estatística ou  outra relevante nas suas áreas de atuação.

 

No cumprimento da sua missão, de fomentar  a produção nacional nos setores do cinema e  audiovisual, todos os anos o ICA lança dezenas de concursos para apoiar novos talentos, novas obras, a distribuição e internacionalização das produções portuguesas, a exibição em diferentes circuitos e festivais, a formação de novos públicos, entre outros. O que significa que há muitas entidades a beneficiar de apoios financeiros concedidos pelo Instituto, nomeadamente: produtores e realizadores de cinema e de audiovisual; argumentistas; autores; entidades que tenham como atividade a exibição regular de obras cinematográficas em recintos de cinema; entidades dedicadas à distribuição de obras cinematográficas; festivais de cinema; entidades públicas ou privadas de ensino; associações, federações e cineclubes que sejam promotoras da atividade cinematográfica e audiovisual. O ICA também concede apoios no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, nas componentes de apoio à produção cinematográfica e audiovisual e de captação de filmagens internacionais para território nacional.

 

Ao longo dos anos, o ICA tem sido objeto de várias reestruturações, no sentido de responder aos desafios colocados pela evolução da sociedade e do mercado e pela generalização das novas tecnologias da informação e comunicação. Uma evolução guiada pelo desejo de elevar a qualidade dos seus serviços, avançando na definição de modelos organizacionais mais adaptados à realidade. 

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