Comunicar @Modernização 

Imagem descritiva

Chave Móvel Digital

Nesta edição da Diagrama, comunicamos a modernização através da opinião de três alunas de diferentes áreas de ensino, que nos falam sobre a Chave Móvel Digital.

07 Maio 2021

Nº12 Acessibilidade - março 2021 modernização cmd chave móvel digital

A Chave Móvel Digital e os quase 2 milhões de cidadãos registados comprovam a sua utilidade (…).

 

A utilização da Chave Móvel Digital (CMD) permite o acesso aos mais diversos serviços públicos e privados – Serviços do Estado, Sistema Nacional de Saúde, Serviços de HomeBanking, entre outros – enquanto meio de autenticação, pautando pela celeridade e facilidade nos processos, garantindo a segurança durante todas as fases – quer durante o seu pedido, quer durante a sua utilização.

 

A longa pandemia da COVID-19 coloca impedimentos à deslocação física a locais de maior afluência, pelo que torna, em consequência, premente a transferência de muitos serviços para o digital, permitindo, assim, a normal fluidez dos processos, com redução nos custos e maior controlo e segurança.

 

O caducar do meu Cartão de Cidadão, durante o período mais crítico da quarentena e quando, por isso, antecipava um longo e moroso processo de renovação, transformou-se num processo simples e célere dado o recurso a estas tecnologias.

 

Face a esta experiência e para este tipo de necessidades, darei sempre primazia à utilização da CMD, evitando os constrangimentos inerentes à deslocação física – necessidade de me ausentar ao trabalho, processo mais moroso e os custos de deslocação.

 

A CMD e os quase 2 milhões de cidadãos registados comprovam a sua utilidade, que vem sendo progressivamente aumentada com a adesão por parte de novos serviços.

 

Susana Isabel Santos - Cientista de Dados

 

É uma ferramenta que só traz vantagens (…) evita deslocações aos serviços e o seu tempo de espera.

 

A Chave Móvel Digital é um sistema de autenticação acessível e seguro que permite aceder a diversos portais da Administração Pública e, ainda, a serviços privados, exigindo apenas que o cidadão tenha um ponto de acesso à internet. Este serviço garante a mesma segurança e a eficácia de uma ida presencial a um destes serviços e um serviço mais rápido, então, porque não optar por este instrumento e não sair de casa?

 

Esta ferramenta permite, por exemplo, renovar o Cartão de Cidadão, alterar a morada fiscal, assinar documentos e até registar um nascimento. Uma das minhas experiências a utilizar a Chave Móvel Digital foi muito recentemente, ao mudar de residência e necessitar de alterar a morada fiscal, tendo sido bastante útil pelo facto de ser rápida e eficaz. Se não houvesse esta ferramenta, iria estar longos meses com a morada incorreta, devido à data para a qual foi efetuada marcação para o registo civil (atualmente é mais demorado devido à situação de pandemia). Esta é uma das várias experiências que poderemos ter com esta chave tão prática.

 

É uma ferramenta que só traz vantagens, é simples por ser necessária apenas uma senha para qualquer tipo de portal, seguro por ser necessário a utilização de um código que é enviado por SMS ou por e-mail e, a maior vantagem de todas, evita deslocações aos serviços e o consequente tempo de espera.

 

Joana Alexandre - Licenciada em Administração Pública pelo ISCSP e atualmente a fazer mestrado em Economics no ISEG

 

Mediante acesso à Chave Móvel Digital é possível tratar à distância e em qualquer lugar de processos administrativos ou aceder à prestação de serviços (...).

 

As tecnologias digitais móveis têm permitido, através da sua inovação, libertar espaço e tempo para despender em atividades, permitir alterar a maneira de ser, estar, fazer e viver no nosso quotidiano cada vez mais sobrecarregado. Através da constante evolução tecnológica, surge a transformação digital, que veio desburocratizar alguns processos morosos, como por exemplo a Chave Móvel Digital (CMD), sendo considerada uma forma simples e segura de autenticação em vários sites públicos e privados, que permitiu uma melhoria quer no tratamento de processos administrativos, quer no acesso a serviços online. Mediante acesso à CMD, é possível tratar à distância e em qualquer lugar de processos administrativos ou aceder à prestação de serviços, como por exemplo marcação de consultas ou tratamento e renovação de documentação, sem ter a necessidade de passar horas em filas de espera e perder horas de trabalho para tratar desses processos burocráticos.

 

A CMD permite também simplificar, pelo acesso à assinatura digital de documentos com maior rapidez, quer em termos pessoais quer profissionais.

 

Face ao exposto, refere-se que a CMD é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que surgiu em 2014, com o intuito de permitir ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login.

 

Olga Alexandra Chinita Pirrolas - Doutoranda em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). E-mail: olgaalexandrap@gmail.com 

Publicador de Conteúdo