Destaques

hidden

hidden

Nuno Artur Silva: Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media

este artigo pertence à secção: Entrevistas

Nuno Artur Silva: Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media

Numa edição com o tema «Comunicação», fomos falar com Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media. Um comunicador nato que nos falou também de cultura, cinema, livros e da sua forma de ver a política e o seu papel na sociedade.

hidden

hidden

Ferramentas de comunicação e participação para a transformação da Administração Pública

Num mundo onde é evidente a crescente importância do uso das tecnologias, é importante, mais do nunca, colocar as pessoas no centro da agenda.

hidden

hidden

Comunicar na Administração Pública

este artigo pertence à secção: Artigos

Comunicar na Administração Pública

Comunicar na Administração Pública é sempre diferente. Diferente porque o propósito não é comercial, porque os temas e a construção de mensagens devem ser tratados numa perspetiva de interesse público.

hidden

hidden

Entrevista: Sandra Fisher-Martins

este artigo pertence à secção: Entrevistas

Sandra Fisher-Martins

Tornou-se numa das pioneiras na introdução da metodologia Plain Language em Portugal. Falámos sobre linguagem clara, direta e acessível.

N.º13 Dezembro 2021


Diagrama

Editorial

Comunicar, comunicar, comunicar. Desconstruir a mensagem até que seja acessível a toda a gente. Não podemos ignorar que Comunicar é o grande instrumento da transparência, da simplificação, da participação, da inovação, do sucesso da Administração Pública. Falar uma linguagem universal, usar um vocabulário acessível para que ninguém se sinta marginalizado em relação a qualquer tema que seja importante para a concretização da atividade relativa aos direitos e deveres do cidadão enquanto membro ativo de uma comunidade.

 

Como podemos ambicionar ter a atenção do cidadão, pedir a sua colaboração para identificar as melhores práticas, testar processos inovadores ou, simplesmente, motivar a sua presença nos momentos cruciais da sua relação com a Administração Pública?

 

Na Agência para a Modernização Administrativa valorizamos sobremaneira o uso das TIC e todos os benefícios que podemos retirar do seu uso adequado e inteligente. Mas, a cada momento, precisamos de recentrar a nossa atenção nas pessoas e nos seus eventos de vida. Para a vida da Agência é fundamental a aposta na qualidade dos serviços prestados. Essa aposta começa na comunicação interna, na partilha de informação, no conhecimento das potencialidades e dos pontos fracos, trabalhando consciências e motivações para a superação de cada meta. 

 

O objetivo da nossa comunicação não tem propósitos consumistas. Não promovemos a venda de produtos nem pretendemos obter lucro. Antes pelo contrário, multiplicamos recursos com o empenho daqueles que dedicam a sua atividade profissional para humanizar o atendimento, simplificar processos morosos, chegar a todo o lado e criar um relacionamento com a Administração Pública baseado na confiança, na segurança e na satisfação. 

 

Queremos trabalhar em sintonia com todos os parceiros que sentem vontade de prosseguir este caminho de modernização. Queremos, cada vez mais, descodificar a linguagem de cada entidade pública e tornar a comunicação universal, centrada nas pessoas e na simplificação do seu dia a dia.

 

São estes e outros temas que tratamos nesta edição, dando destaque ao que de bom tem sido feito, a eventuais melhorias que decerto têm de ocorrer e destacando a opinião dos que, no setor público e também privado, valorizam a riqueza de uma comunicação eficaz e sabem abordar esta temática com a lucidez que nos incentiva a procurar chegar sempre mais longe.

Fotografia Fátima Madureira, Presidente AMA

Fátima Madureira

Presidente

hidden

hidden

Artigos

Artigos

hidden

hidden

Redes sociais 3.0 da abordagem institucional individualizada à abordagem brangente e transversal das grandes temáticas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou a sua caminhada no novo mundo das redes sociais em 2010. Fê-lo de forma pioneira e com uma dose relevante de arrojo e autoconfiança.

hidden

hidden

Portal ePortugal em português simples

Este artigo de André Lapa, da Equipa de Conteúdos e Serviços Digitais da AMA, fala-nos da constante evolução dos conteúdos de informação do portal ePortugal e dos desafios de escrever sobre serviços públicos na internet.

hidden

hidden

SAMA 2020 - Agência Lusa no combate à desinformação

Para fazer face às campanhas de desinformação cada vez mais presentes em várias temáticas da sociedade moderna, a LUSA iniciou, em 2020, um Projeto que tem como objetivo o combate às Fake News, denominado «ContraFake».

hidden

hidden

Boas Práticas

hidden

hidden

Por dentro da AP

hidden

hidden

Comunicar @Modernização

Secções

hidden

hidden

Loja de Cidadão de Abrantes

este artigo pertence à secção: Lojas de Cidadão

Loja de Cidadão de Abrantes

Viajamos até às planícies ribatejanas para saber mais sobre o dia a dia da Loja de Cidadão de Abrantes. Entrou em funcionamento, no dia 28 de janeiro de 2019 e, no primeiro ano de atividade, registou mais de 80.000 atendimentos.

hidden

hidden

A cidade berço: Onde a história (também) se escreve com base na arte de comunicar

Falámos com o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que nos mostra a modernização e inovação levadas a cabo pelo Município.

hidden

hidden

Por dentro da AP: Instituto do Cinema e do Audiovisual

este artigo pertence à secção: Por dentro da AP

Instituto do Cinema e do Audiovisual

O ICA propõe-se a estreitar os laços entre os cidadãos e as obras nacionais, apoiando regularmente iniciativas de exibição e potenciando a literacia cinematográfica e audiovisual.

hidden

hidden

Entrevista: Luís Loureiro

Entrevistas

Entrevista: Luís Loureiro

Quisemos ouvir o que um especialista da área nos poderia dizer sobre o tema desta edição, a comunicação.

Entrevistas

Quisemos ouvir o que um especialista da área nos poderia dizer sobre o tema desta edição, a comunicação.

hidden

hidden

Serviço Público de Notificações Eletrónicas

Projeto AMA

Serviço Público de Notificações Eletrónicas

A MUD torna-se a morada eletrónica oficial do cidadão ou da empresa, sendo equivalente à sua morada física

Projeto AMA

A MUD torna-se a morada eletrónica oficial do cidadão ou da empresa, sendo equivalente à sua morada física

hidden

hidden

Sigma, o chatbot do ePortugal

Comunicar @Modernização

Sigma, o chatbot do ePortugal

Fomos ouvir a opinião de quatro alunos do ensino superior sobre o Sigma, o chatbot do ePortugal.

Comunicar @Modernização

Comunicar @Modernização

Sigma, o chatbot do ePortugal

Fomos ouvir a opinião de quatro alunos do ensino superior sobre o Sigma, o chatbot do ePortugal.

Estatísticas

hidden

hidden

Portal de Dados Abertos da Administração Pública online há 10 anos

Estatísticas

Portal de Dados Abertos da Administração Pública online há 10 anos

Desenvolvido em novembro de 2011, o portal teve uma evolução francamente positiva, incluindo dados de 127 organizações, 2666 utilizadores e 4888 conjuntos de dados, que já originaram a publicação de 42 reutilizações.

Estatísticas

Desenvolvido em novembro de 2011, o portal teve uma evolução francamente positiva, incluindo dados de 127 organizações, 2666 utilizadores e 4888 conjuntos de dados, que já originaram a publicação de 42 reutilizações.

Sabia que?

hidden

hidden

Bússola com nova Área do Trabalhador

hidden

hidden

Notícias

Notícias

hidden

hidden

LabX Programa Transformar

Notícias

LabX Programa Transformar

Inovação nos serviços públicos, simplificação administrativa e a participação de todas as pessoas são as áreas de atuação deste programa.

Notícias

Inovação nos serviços públicos, simplificação administrativa e a participação de todas as pessoas são as áreas de atuação deste programa.

hidden

hidden

Prémios para Projetos Inovadores na Gestão Pública

Notícias

Prémios para Projetos Inovadores na Gestão Pública

Reconhecer práticas inovadoras nas categorias da valorização dos recursos humanos, melhoria dos ambientes de trabalho e desenvolvimento de modelos de gestão.

Notícias

Reconhecer práticas inovadoras nas categorias da valorização dos recursos humanos, melhoria dos ambientes de trabalho e desenvolvimento de modelos de gestão.

hidden

hidden

Balanço do Programa Simplex

Notícias

Balanço do Programa Simplex

Com uma taxa de implementação de 85%, foi apresentado, a 10 de dezembro, o balanço da edição 20-21.

Notícias

Com uma taxa de implementação de 85%, foi apresentado, a 10 de dezembro, o balanço da edição 20-21.

hidden

hidden

«Tarifa Social de Energia Automática» recebeu distinção mundial

Notícias

«Tarifa Social de Energia Automática» recebeu distinção mundial

A mais alta distinção dos Prémios de Serviço Público das Nações Unidas, na categoria de «Prestar serviços inclusivos e equitativos para não deixar ninguém para trás».

Notícias

A mais alta distinção dos Prémios de Serviço Público das Nações Unidas, na categoria de «Prestar serviços inclusivos e equitativos para não deixar ninguém para trás».

hidden

hidden

Selos de Maturidade Digital: Portugal pioneiro na certificação

Notícias

Selos de Maturidade Digital: Portugal pioneiro na certificação

Os Selos de Maturidade Digital concretizam uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital para promover a transformação digital da economia. 

Notícias

Os Selos de Maturidade Digital concretizam uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital para promover a transformação digital da economia. 

Publicidade

hidden

hidden

Serviços com apoio por videochamada

hidden

hidden

PRR: Candidaturas para a abertura de novas Lojas de Cidadão

hidden

hidden

ON@18, o guia de serviços públicos para jovens

hidden

hidden

id.gov.pt

hidden

hidden

Minuto Cidadão

Edições da revista

2 resultados

2 resultados